Acredito que muitos de vocês devem adorar o cheirinho dos talcos para bebês, eu realmente adoro. Porém, recebi uma noticia que jamais ouvi alguém falar: Talco pode ser prejudicial para o seu bebê!
Você sabia?
Bom, eu como mamãe de primeira viagem já havia colocado na lista de enxoval e coisas para comprar o queridinho talco, afinal, sempre vi as pessoas passando este produto nos bebês para evitar assaduras no bumbum e até mesmo nas "dobrinhas" do baby. Porém, tenho uma tia que é enfermeira que esta organizando um chá de bebê para mim junto com minha mamãe e mais algumas pessoas (falei sobre esta novidade no post anterior), e quando eu falei pra ela colocar talco na lista de presentes para pedir no chá ela já mandou um NÃO bem grande rs. Então ela me explicou que o talco quando inalado pelo bebê faz mal para os pulmões e pode desencadear problemas como bronquite, asma e outras doenças pulmonares. Confesso que fiquei chocada com a ideia de que muitas pessoas nem sonham com esta possibilidade, pois conheço pessoas que passam talco até no pescoço do bebê para evitar assaduras, ou seja, super perto do nariz.
Então decidi pesquisar no google mais informações e descobri que o talco é um mineral de filossilicato que possui partículas muito minúsculas e leves, ou seja, de fácil inalação. O talco quando inalado pode secar as membranas mucosas e prejudicar a respiração do bebê, podendo causar danos pulmonares graves como já citei à cima. Houve casos em que o bebê chegou a ter pneumonia por conta da insuficiência respiratória ao inalar o pó.
Sendo assim o melhor método para prevenção são as pomadas próprias para assaduras e também os talcos em creme que não costumam ser prejudiciais aos nossos pequenos(a).
Então como vocês já perceberam talco está fora da minha lista de compras para a Duda, rs
Espero ter ajudado você que não sabia desta informação. E caso você tenha dúvidas entre em contato com pediatras, pois aqui estou apenas passando a informação que tenho e não falando apenas minha opinião.
Um big beijo e até a próxima ;*
Janiele Marangoni
Nenhum comentário:
Postar um comentário